Palestra sobre o Marquês de Tamandaré

A Base de Fuzileiros Navais da Ilha das Flores, com o apoio de outras Unidades integrantes da Tropa de Reforço, conduziu, em 4 de dezembro, um encontro de Grupos de Escoteiros do Estado do Rio de Janeiro. A visita contou com a presença de integrantes do 49º RJ Grupo de Escoteiros “Professor João Brazil” (Niterói-RJ), 90º RJ Grupo de Escoteiros do Mar “Sub Oficial Amélio Azevedo Marques” (São Gonçalo-RJ) e do 126º RJ Grupo de Escoteiros do Mar “Phoenix” (Magé-RJ).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na palestra de boas vindas e introdução às atividades, foi enaltecida a história do Patrono da Marinha e herói brasileiro, Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré. Em continuidade, foram realizadas instruções de primeiros socorros, sobrevivência, nós e voltas, orientação e código internacional de sinais.

foto 02 atividades marinheiras conduzidas pelos militares
Atividades marinheiras conduzidas pelos militares

Na oportunidade, foi possível ratificar a semelhança nos valores e princípios que norteiam a carreira militar e as instituições envolvidas com o escotismo, o que pode se resumir na observância dos lemas do escotismo “Be Prepared – Esteja Preparado” e do Corpo de Fuzileiros Navais, “ADSUMUS”, traduzido por “aqui estamos!” que refletem um sentimento de permanente prontidão.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).