Em 8 de abril, o 5° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (5º GAC AP) – Grupo Salomão da Rocha – comemorou 128 anos de criação.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A solenidade foi presidida pelo Comandante da 5ª Divisão de Exército (5ª DE), General de Divisão Fábio Benvenutti Castro, e prestigiada pelo Comandante da 5ª Região Militar, General de Brigada Ronaldo Moraes Brancalione, pelo Comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, General de Brigada Sérgio Manoel Martins Pereira Junior, e pelo Comandante da Artilharia Divisionária da 5ª DE, General de Brigada André Luiz Ísola.

A atividade promoveu um verdadeiro encontro de gerações, com presença expressiva de Eternos Comandantes, representantes do Poder Judiciário, comandantes de organizações militares do Exército, da Polícia Militar e de Bombeiros Militares do Estado do Paraná, oficiais e praças veteranos da unidade, familiares e amigos do 5º GAC AP.

O Grupo Salomão da Rocha foi criado em 1894, à época da Revolução Federalista. Ocupou suas atuais instalações, no bairro do Boqueirão, em 1949, quando era designado 3º Regimento de Artilharia Montada 75. Participou das batalhas de Canudos e do Contestado, e nas Revoluções de 1924, 1926, 1930 e 1932. Enviou militares para compor a Força Expedicionária Brasileira e desempenhou a missão de vigilância da costa marítima, nos arredores de Itajaí-SC, durante a 2ª Guerra Mundial.

Em 1972, recebeu os obuseiros autopropulsados M108, sendo designado, como 5º GAC AP. Em 2022, além dos 128 anos de criação, o Grupo Salomão da Rocha comemora os 50 anos de sua atual designação. O 5º GAC AP é dotado dos obuseiros M109 A5 +BR, material mais moderno da artilharia de tubo do Exército Brasileiro.

O Comandante do 5° GAC AP, Tenente-Coronel Marco Lúcio Niendziela, entregou Diplomas de Amigo do Grupo a quatro Comandantes de organizações militares de Curitiba e ao Prefeito da Universidade Tuiuti do Paraná, Edmilson Campos, que gentilmente cede as instalações para a aplicação da prova da Escola de Sargentos das Armas na Guarnição.

O Tenente-Coronel Marco Lúcio fez referência ao Capitão Salomão da Rocha, herói em Canudos, autor da frase “Onde fica a Bateria, fica o seu Capitão”. O bravo soldado levou a cabo o juramento de sacrificar sua própria vida em prol do cumprimento da missão, ao ter seu corpo esquartejado pelos jagunços de Antônio Conselheiro, junto aos canhões que, com seu fogo, permitiram a retirada da tropa após tentativa frustrada de invadir o vilarejo.

O ponto alto da formatura foi o desfile dos veteranos que, após dois anos de restrições impostas pela pandemia da covid-19, retornaram à unidade. O grupamento contou com militares da ativa e ex-integrantes da Família Salomão da Rocha, e foi comandado pelo General de Brigada Veterano Abreu de Moraes, que comandou o 5º GAC AP de janeiro de 1985 a janeiro de 1987.

Encerrando a cerimônia, a tropa desfilou em continência ao Comandante da 5° Divisão de Exército, ao som do dobrado “Matungo Malacara”, em homenagem ao “nobre amigo”, o cavalo, que fez parte da história dessa tradicional organização militar do Exército, de 1894 a 1958.

Fonte: 5º GAC AP

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).