No período de 27 de setembro a 1º de outubro, o 29º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (29º GAC AP), “Grupo Humaitá”, participou da “Operação Coxilha 2021”, realizada no Campo de Instrução Barão de São Borja (CIBSB).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O exercício do período de adestramento avançado cumpriu os seguintes objetivos: deslocar e concentrar/desmobilizar meios para a operação em segurança; adestrar os subsistemas de artilharia realizando o tiro real com as recém-recebidas VBCO AP M109 A5 155mm; planejar, coordenar e capacitar a Bateria de Obuses FORPRON (Força de Prontidão) do Grupo para o cumprimento das missões de combate; e permitir à Bateria de Comando instalar e operar o Posto de Comando no terreno.

article 14 1

Durante a realização do exercício, foram executados tiros iluminativos, explosivos e fumígenos e análise pós-ação (APA) parcial na base do 29º GAC AP, além de missões do tipo “hora no alvo” (HNA).

A operação foi coordenada pela Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército e contou com a participação dos Grupos de Artilharia de Campanha e pelotões de morteiro pesado, orgânicos das 3ª e 6ª Divisões de Exército. Todas as medidas de prevenção à covid-19 foram observadas durante a atividade.

Fonte: 29º GAC AP
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).