Cruz Alta (RS) – No dia 19 de maio, foram realizadas as atividades comemorativas aos 191 anos de criação do 29º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (29º GAC AP) “Grupo Humaitá”. Durante o evento, foi realizada a formatura geral, momento onde foi prestada homenagem ao Marechal João Nepomuceno de Medeiros Mallet, Primeiro Comandante do Grupo Humaitá. Também foi lido o texto alusivo à data, houve entrega da Medalha da Ordem do Mérito Museu Militar Brasileiro pelo Tenente-Coronel Canes e Sr. Sefferson Steindorff ao Capitão FEB Elmo Diniz, Veterano da Força Expedicionária Brasileira, além da entrega de diplomas “Amigo do Grupo Humaitá”, a personalidades civis e militares, como reconhecimento aos destacados serviços prestados em prol desta organização militar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A cerimônia teve como objetivo rememorar a importância histórica, operacional e social do 29º GAC AP para o Exército e para o município de Cruz Alta. A solenidade contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército, Coronel Marcelo de Paiva, bem como de autoridades militares, ex-integrantes do Grupo, civis, eclesiásticas da região e imprensa local.

Fonte: 29º GAC AP

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).