O 64º Grupo Escoteiro do Mar Artífices Náuticos (64º GEMAN) realizou, no dia 12 novembro, em Natal, RN, uma saída a bordo do Navio-Patrulha “Grajaú”, no percurso entre a Base Naval de Natal até as proximidades do Forte dos Reis Magos, na capital potiguar. A visita foi coordenada pelo Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNE) e complementa a formação curricular dos escoteiros do mar.

Na ocasião, os escoteiros visitaram os compartimentos e conveses, bem como aprenderam acerca da utilização dos materiais de salvatagem e de marinharia. Guiados pelos militares de bordo, os jovens puderam conhecer a estrutura do Navio, os equipamentos de navegação, e entender o emprego da embarcação pela Marinha do Brasil, além de acompanhar de perto as fainas marinheiras e exercícios, como o controle de avarias.

O ComGptPatNavNE vem realizando atividades junto ao 64º GEMAN, em cumprimento ao Acordo de Cooperação celebrado entre o Comando de Operações Navais, a União dos Escoteiros do Brasil (UEB) e o Centro Cultural do Movimento Escoteiro (CCME). As ações contribuem para o enriquecimento das atividades do Grupo de Escoteiros do Mar, além de fortalecer a mentalidade marítima junto à sociedade brasileira.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

as1 39

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).