No período de 7 a 14 de novembro, o 29º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, “Grupo Humaitá”, participou da “Operação Meridiano – Ibagé”, que constituiu uma ação de defesa externa envolvendo, inclusive, os Exércitos Argentino e Uruguaio. Foi um exercício conjunto coordenado pelo Ministério da Defesa e contou com mais de cinco mil militares das Forças Armadas do Exército Brasileiro, da Marinha e da Aeronáutica.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A atividade foi realizada no Campo de Instrução Barão de São Borja, em Rosário do Sul, dentre outras localidades, abrangendo uma área total de 30 mil quilômetros quadrados na parte centro-sul do Rio Grande do Sul e teve a participação da 3ª, 5ª e 6ª Divisões de Exército.

O Grupo Humaitá participou da operação tendo desdobrado o seu posto de comando (PC) em duas localidades distintas. A primeira foi na área rural de São Pedro do Sul, desdobrando o PC do grupo numa área sedida pela prefeitura; e a segunda, foi na região de Ibaré, próximo a Bagé, desdobrando os meios da unidade numa área particular. Inserido num contexto operacional, como grupo orgânico da Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército (AD/3), com a finalidade de prestar o apoio de fogo à manobra da 3ª Divisão de Exército.

A operação, além de adestrar os meios do PC do Grupo Humaitá, serviu para estreitar os laços com a população local. O 29º GAC AP agradece o grande apoio da Prefeita do Município de São Pedro do Sul, Ziania Maria Bolzan, e do Sr João Carlos Souza Severo, de Ibaré, pelo empréstimo das áreas para o prosseguimento das missões da Operação Meridiano – Ibagé. Todas as medidas de prevenção ao covid-19 foram observadas durante a atividade.

Fonte: 29° GAC AP

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).