No período de 20 a 25 de novembro, o 9º Grupo de Artilharia de Campanha (9º GAC), “Grupo Major Cantuária”, participou da Operação Ricardo Franco, realizando uma marcha para o combate fluvial de Corumbá ao Forte Coimbra, na região do pantanal sul-mato-grossense.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O exercício coordenado pelo Comando Militar do Oeste (CMO) e a cargo da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira (18ª Bda Inf Fron) contou com a participação de 52 militares do 9º GAC, além de militares de diversas organizações militares do Exército, subordinadas ao CMO, e da Marinha do Brasil.

A operação Ricardo Franco foi um grande exercício de adestramento a cargo da 18ª Bda Inf Fron, no qual o 9º GAC realizou pela primeira vez o transporte de dois obuseiros 105mm M101 da 2ª bateria de obuses no percurso de Corumbá ao Forte Coimbra pelo Rio Paraguai, na embarcação ferryboat Forte Coimbra do 17º Batalhão de Fronteira.

Após a marcha ao Forte Coimbra, o grupo realizou tarefas inerentes aos subsistemas de artilharia e coroando o Exercício e o ano de instrução, realizou tiros percutentes em um polígono de tiro inédito.

Ao término do exercício, o 9º GAC participou do Seminário de Operações no Pantanal, abordando a função de combate fogos com ênfase no planejamento e coordenação de fogos na marcha para o combate fluvial e terrestre e as peculiaridades, meios mais adequados e limitações de emprego da artilharia no ambiente do pantanal.

Fonte: 9º GAC

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).