Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
No período de 20 a 25 de novembro, o 9º Grupo de Artilharia de Campanha (9º GAC), “Grupo Major Cantuária”, participou da Operação Ricardo Franco, realizando uma marcha para o combate fluvial de Corumbá ao Forte Coimbra, na região do pantanal sul-mato-grossense.
O exercício coordenado pelo Comando Militar do Oeste (CMO) e a cargo da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira (18ª Bda Inf Fron) contou com a participação de 52 militares do 9º GAC, além de militares de diversas organizações militares do Exército, subordinadas ao CMO, e da Marinha do Brasil.
A operação Ricardo Franco foi um grande exercício de adestramento a cargo da 18ª Bda Inf Fron, no qual o 9º GAC realizou pela primeira vez o transporte de dois obuseiros 105mm M101 da 2ª bateria de obuses no percurso de Corumbá ao Forte Coimbra pelo Rio Paraguai, na embarcação ferryboat Forte Coimbra do 17º Batalhão de Fronteira.
Após a marcha ao Forte Coimbra, o grupo realizou tarefas inerentes aos subsistemas de artilharia e coroando o Exercício e o ano de instrução, realizou tiros percutentes em um polígono de tiro inédito.
Ao término do exercício, o 9º GAC participou do Seminário de Operações no Pantanal, abordando a função de combate fogos com ênfase no planejamento e coordenação de fogos na marcha para o combate fluvial e terrestre e as peculiaridades, meios mais adequados e limitações de emprego da artilharia no ambiente do pantanal.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395