Aeronave AF-1B, N-1001, do 1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque

O Grupo Aeronaval de Manutenção (GAerNavMan) finalizou a recuperação da aeronave AF-1B, N-1001, do 1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque, após 1.711 dias em solo. Sua última decolagem foi em 26 de julho de 2016 quando, ao realizar voo de formatura a baixa altura simulando ataque a navio, ocorreu um acidente. Na ocasião, as aeronaves, N-1001 e N-1011, colidiram, o que não só resultou em consideráveis danos estruturais, como na inestimável perda do Capitão de Corveta Igor, o Falcão 60, a bordo da aeronave N-1011.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O GAerNavMan, com o apoio do Comando da Força Aeronaval e Embraer S.A., por meio da assinatura de contrato de reparo pós-acidente, executou a recuperação da aeronave, realizando os serviços de análise de engenharia e estruturas; execução de SDLM (Standard Depot Level Maintenance); reparo do cone de cauda; e reparo estrutural e dos sistemas modernizados. Além disso, com o apoio do Parque de Material Aeronáutico (PAMA-SP), da Força Aérea, foi executada a verificação dos reparos realizados por ensaios não destrutivos, inspeção de raio-x e tratamento de corrosão na região interna da asa e áreas afetadas.

vice almirante rohwer com a aeronave web
Comandante da Força Aeronaval com a Aeronave 1001 de volta à operação

O voo, ocorrido dia 1º de abril de 2021, trouxe a aeronave 1001 de volta à operação. Essa conquista foi dedicada, como homenagem póstuma, ao Capitão de Corveta Igor.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).