No período de 25 de novembro a 2 de dezembro de 2021, o Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB) realizou o Exercício de Subunidade (SUBEX-POL) para a Companhia de Polícia e Companhia de Comando e Apoio na região da Cidade de Anápolis (GO).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Militares durante a realizacao de reconhecimento do terreno

As atividades executadas durante exercício foram divididas em duas fases. A primeira fase iniciou com o deslocamento do Grupo de Comando e Controle, para a realização do reconhecimento, preparação do exercício e coordenações iniciais com a Base Aérea de Anápolis (BAAN). A segunda fase iniciou com o deslocamento por meio de uma Marcha Motorizada da Companhia de Polícia e da Companhia de Comando e Apoio, para participação no adestramento no estabelecimento e operação de uma Instalação Logística Sumária, das atividades de Segurança de Área de Retaguarda e Segurança de Instalações.

O exercício visa consolidar o adestramento das subunidades voltadas para prestar apoio de serviço ao combate as peças de manobra em 1º escalão, Operações Terrestres de Caráter Naval, em prol das tarefas a serem cumpridas pelo GptFNB e contribuir para o preparo e emprego do Poder Naval na área de juridição do Comando do 7º Distrito Naval.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).