Grumetes da EAMES visitam Navio Hidroceanográfico Faroleiro Almirante Graça Aranha

Em meados de setembro, o porto de Vitória recebeu visitantes especiais. Os 134 grumetes da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES) tiveram a oportunidade única de embarcar no Navio Hidroceanográfico Faroleiro Almirante Graça Aranha (NHoFAlteGAranha). Esta embarcação, que desempenha um papel crucial na construção de faróis e na manutenção do balizamento da costa brasileira, abriu suas portas para que os jovens marinheiros pudessem vivenciar, na prática, o que é ser parte da Marinha do Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Mergulhando na Prática Naval

010
NHoFAlteGracaAranha atracado em Vitória-ES recebe visita de Grumetes da EAMES

A visita não foi apenas um passeio. Foi uma chance de aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula. Durante o tour pelo navio, os grumetes puderam relacionar os ensinamentos das disciplinas de Operações Militares e Organização Básica da Marinha com as atividades reais do dia a dia naval. Ao explorar as instalações do NHoFAlteGAranha, eles tiveram uma visão mais clara do que significa contribuir para a segurança da navegação em nossas águas.

Troca de Experiências e Visão de Futuro

Mais do que conhecer o navio, a visita proporcionou um momento valioso de interação e troca de experiências. Conversar com os profissionais que já atuam na área permitiu que os grumetes tivessem insights sobre os desafios e oportunidades da carreira militar. Essa troca enriqueceu ainda mais a formação dos futuros marinheiros, preparando-os para as responsabilidades e missões que encontrarão em sua trajetória na Marinha.

A Formação Continuada no Mar

A visita ao Navio Hidroceanográfico Faroleiro Almirante Graça Aranha reforçou a importância da formação prática na carreira naval. Para os grumetes da EAMES, foi uma experiência inesquecível que, com certeza, contribuirá para sua formação integral como marinheiros, fortalecendo o compromisso de servir e proteger as águas brasileiras.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).