Tripulação medalhista do Veleiro Oceânico Sargaço

O Grêmio de Vela da Escola Naval participou, no período de 21 a 31 de julho, da 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela. Organizada pelo Yacht Club de Ilhabela e apoiada pela Marinha, o evento contou com 116 veleiros e cerca de 1000 velejadores, reunindo campeões olímpicos e iatistas de renome.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Escola Naval foi representada por 54 Aspirantes, 6 Oficiais e 11 Praças, em um total de 6 barcos, Marlim, Bijupirá, Villegagnon, Sargaço, Maresia e o Veleiro Oceânico João das Botas. Dentre os resultados, os Aspirantes conquistaram o 2º lugar na categoria RGS-A, e o 5º lugar geral da classe com o Veleiro Oceânico Sargaço.

aspirantes em acao durante uma regata
Aspirantes em ação durante uma regata

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela fez parte da Comissão “Veleirex III”, cujo objetivo foi complementar a formação profissional dos Aspirantes ao fomentar o sentimento marinheiro e aperfeiçoar os conhecimentos técnicos, permitindo colocar em prática o aprendizado adquirido em sala de aula e aprimorar a navegação à vela.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).