O Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), através da Capitania Fluvial do Pantanal, promoveu o “Grande Jogo Naval” de 10 a 14 de outubro no Complexo Naval de Ladário. Este evento reuniu 113 participantes, incluindo membros dos Grupos Escoteiros São Jorge – 07/MS, Laranja Doce – 21/MS, do Mar Antenor Martins – 44/MS e crianças e adolescentes da Casa de Recuperação Infantil Padre Antônio Muller (CRIPAM).

Atividades para Desenvolvimento de Habilidades Marítimas

O “Grande Jogo Naval” é um evento nacional dos escoteiros que visa desenvolver habilidades e conhecimentos marítimos e fluviais em jovens. Durante o evento, os militares do Com6ºDN lideraram uma série de atividades, incluindo canto do Hino Nacional, Cerimonial à Bandeira, práticas de Marinharia, Segurança no Mar, Natação, Salvamento, Primeiros Socorros, Socorrismo e Prevenção de Incêndio.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Experiências Únicas para os Escoteiros

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações militares do Com6ºDN, visitar o Monitor Parnaíba e o Cristo Rei do Pantanal, em Corumbá. Essas atividades proporcionaram aos jovens uma experiência única de imersão na vida e na cultura naval.

Objetivo e Impacto do Evento

O objetivo do “Grande Jogo Naval” é inspirar nos jovens uma paixão pela marinharia e pelas atividades fluviais, além de promover a consciência sobre a importância da segurança no mar. A iniciativa também busca reforçar a cooperação entre a Marinha e a comunidade civil, especialmente no desenvolvimento de jovens.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).