Uma comitiva da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) visitou, na quarta-feira (7), o Centro de Comando e Controle da Autoridade Marítima (CCCAM) da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ). O objetivo foi conhecer as funcionalidades e capacidades dos equipamentos, em especial o Console de Imagens Táticas com Realidade Aumentada (CITRA), desenvolvido pelo Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV).

Segundo Marcelo Villas-Bôas, gestor de VTMIS (sigla em inglês para Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações), a visita ocorreu no âmbito do Grupo de Trabalho que estuda melhorias na acessibilidade aquaviária do Porto do Rio de Janeiro, com vistas à elaboração de um termo aditivo ao convênio firmado em dezembro de 2019 entre a Docas do Rio e a Marinha do Brasil (MB).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

“Essa parceria entre as Autoridades Portuária e Marítima visa permitir o compartilhamento de imagens de câmeras de Circuito Fechado de Televisão (CFTV) e de dados do Sistema de Identificação Automática (AIS) de embarcações da Baía de Guanabara, aumentando a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana no mar”, explicou Villas-Bôas. Também participaram da visita o gerente de Acesso Aquaviário do Porto do Rio de Janeiro, Roque Pizarroso, e a estagiária Tatiana Briglia.