No dia 17 de abril, o General de Exército Guido Amin Naves assumiu o Comando Militar do Sudeste (CMSE) em São Paulo (SP), em substituição ao General de Divisão Pedro Celso Coelho Montenegro, que ocupava o cargo interinamente desde janeiro deste ano.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Cerimônia de passagem de comando

A formatura de passagem de comando foi realizada no Pátio Sargento Mario Kozel Filho, no Quartel-General do CMSE, e presidida pelo Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho. A cerimônia contou com a presença do Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, e autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Durante o evento, cerca de mil militares entoaram o Hino Nacional e a Canção do Expedicionário, desfilando em continência ao novo Comandante.

Trajetória do General Amin

O General Amin possui uma longa carreira no Exército, tendo ocupado diversos cargos importantes, como Comandante da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, no Guarujá (SP); Chefe do Gabinete do Estado-Maior do Exército, em Brasília (DF); Chefe do Escritório de Projetos Estratégicos do Exército, em Brasília; Comandante de Defesa Cibernética, em Brasília; e Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, também na capital federal.

Atuação no exterior

O General Amin também possui experiência internacional, tendo atuado como Assessor do Conselheiro Militar da Missão Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU), nos Estados Unidos, e como Observador Militar da Força Multinacional da ONU para o desarmamento de Moçambique.

Fonte: Comando Militar do Sudeste

 

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).