Foram dois anos de comando e muitos desafios para o General de Exército Valério Stumpf Trindade. A tropa do CMS apoiou a população em diversas missões, desde o combate à covid-19, a distribuição de alimentos e medicamentos durante a pandemia, até a distribuição de água potável na estiagem no Rio Grande do Sul e no socorro a milhares de famílias desabrigadas pelas enchentes.

Nesse período, o Exército também se fez presente na duplicação da BR-116 e em grandes operações de combate a ilícitos transfronteiriços. Com êxito em todas as atuações, o General Stumpf deixa o Sul do Brasil para um novo desafio em Brasília, ser chefe do Estado-Maior do Exército (EME). Ele será encarregado de coordenar as principais atividades da Força Terrestre.

Na sexta-feira (13), durante solenidade no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda (3º RCG), em Porto Alegre (RS), o General Stumpf transmitiu o cargo de Comandante Militar do Sul ao General de Exército Fernando Jose Sant’Ana Soares e Silva. Em seu discurso, relembrou momentos à frente do CMS.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

“No período em que estive a frente deste comando militar de área, testemunhei o patriotismo e o comprometimento dos seus integrantes. Aqui encontrei soldados impregnados de profissionalismo, estribados em sólida disciplina, lealdade e camaradagem. Aqui pude trabalhar com militares de elevado nível profissional, legítimos herdeiros das heróicas tradições das guarnições militares do sul”, destacou.

A solenidade militar contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, como o Vice-Presidente da República, General Hamilton Mourão, e o Comandante do Exército, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes, que fez a leitura do elogio ao General Stumpf.

“O General Stumpf deixa registrado na história do CMS o valor profissional e moral de um digno soldado de Caxias. Cumpriu com dedicação, excelência e honradez o seu dever perante o exército, a sociedade e o Brasil, liderando seus comandados pelo exemplo e fazendo-se orgulho dos seus familiares e amigos”, disse.

O retrato oficial do General Valério Stumpf Trindade ficará eternizado na Galeria de Antigos Comandantes do CMS, no Quartel-General do Exército, no Centro Histórico de Porto Alegre. O novo Comandante do CMS, General Soares, nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Antes da nova função, ele ocupava o cargo de Comandante Militar do Oeste.

“No Exército, damos continuidade ao trabalho. A nossa intenção é manter essas ações e procurar melhorar algum processo que for possível melhorar. Sempre com o objetivo de defender a nossa Pátria e de servir a sociedade brasileira”, afirmou.

No final da Cerimônia de Passagem de Comando, a tropa desfilou em homenagem ao seu novo Comandante. Grupamentos com uniformes históricos lembravam a história do CMS. No desfile de viaturas, uma amostra da sua potência de fogo. O CMS possui 75% da força blindada da Força Terrestre.

Fonte: Comando Militar do Sul
Fonte: Agência – Verde-oliva
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).