Em 23 de maio de 2024, o General de Exército Kleber Nunes de Vasconcellos, Comandante Militar do Leste (Cmt Mil L), realizou sua primeira visita institucional ao Comando da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército (AD/1), no Rio de Janeiro. A visita contou com a presença de autoridades militares e seguiu o rigoroso protocolo do Cerimonial Militar.

Recepção e Cerimonial

blank

Acompanhado pelo General de Divisão Eduardo Tavares Martins, Comandante da 1ª Divisão de Exército e da Guarnição da Vila Militar, e pelo General de Brigada Emerson Alexandre Januário, Comandante da AD/1, além de outros Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares, o General Vasconcellos foi recepcionado com honras militares.

Na chegada, o General Vasconcellos passou em revista a Guarda de Honra, composta por uma Bateria do 21º Grupo de Artilharia de Campanha. Em seguida, foi realizada a apresentação do Estado-Maior e demais Oficiais. A recepção culminou com uma Formatura Geral envolvendo tropas da “Artilharia Divisionária Cordeiro de Farias” e da Policlínica Militar de Niterói.

Visita ao Forte do Gragoatá

Após a cerimônia, a comitiva se deslocou para o Forte do Gragoatá, sede administrativa e operacional da AD/1. Durante a visita, o Comandante da AD/1, General de Brigada Emerson Alexandre Januário, apresentou ao General Vasconcellos as capacidades e limitações do Grande Comando de Artilharia. A visita proporcionou uma visão detalhada das operações e desafios enfrentados pela AD/1.

Importância da Visita

Essa visita institucional é de grande importância, pois reforça a integração e o compromisso entre os diversos comandos militares. Além disso, destaca a importância da Artilharia Divisionária e sua contribuição para a defesa nacional.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).