General da 10ª Brigada inspeciona engenharia de combate

Soldados do exército brasileiro em formação, com bandeira.
Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Sob o olhar atento do Comando da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, a 10ª Companhia de Engenharia de Combate passou por uma rigorosa inspeção operacional em São Bento do Una (PE). O General de Brigada Roberto FURTADO Batista liderou a visita, que avaliou desde a conservação dos equipamentos até a prontidão dos militares que comporão a Força de Prontidão (FORPRON) ao longo de 2025.

Procedimentos técnicos da inspeção e avaliação da FORPRON

Militares brasileiros em uniforme conversando ao ar livre.

A visita integrou o cronograma de Visitas de Inspeção Operacional, atividade fundamental no processo de certificação da Força de Prontidão (FORPRON). Durante a inspeção, foram verificados o estado de conservação dos Materiais de Emprego Militar (MEM), a disponibilidade de equipamentos, o nível de instrução da tropa e a capacidade de pronto emprego da unidade.

O Comandante e seu Estado-Maior percorreram as instalações, avaliaram os setores de manutenção e logística e acompanharam uma apresentação técnica conduzida pelo Capitão Ronald Felipe DE PAULA Santana, comandante da 10ª Cia E Cmb. A ação teve como objetivo garantir que todos os meios estejam em condições de atender às exigências operacionais da brigada ao longo do ano.

Papel da 10ª Cia E Cmb no contexto tático da 10ª Bda Inf Mtz

A 10ª Companhia de Engenharia de Combate exerce papel vital no apoio às operações da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, sendo responsável por assegurar mobilidade, contramobilidade e apoio à sobrevivência das tropas em diferentes tipos de terreno. Isso inclui desde a construção e destruição de pontes até a abertura de itinerários e remoção de obstáculos.

A atuação da companhia é estratégica tanto em operações ofensivas quanto defensivas, servindo como multiplicadora de capacidades para a Grande Unidade. A presença da engenharia em campanha potencializa as ações de combate ao permitir o fluxo seguro de tropas e recursos, bem como dificultar o avanço de forças inimigas.

Liderança e preparo: o papel do comando e da tropa na prontidão

A presença do General FURTADO e seu contato direto com os militares reforçaram o comprometimento da liderança com a excelência operacional. A avaliação positiva do preparo técnico e tático da tropa reflete o trabalho contínuo de instrução, disciplina e coesão desenvolvido pela 10ª Cia E Cmb.

A apresentação das capacidades operacionais por meio de um briefing detalhado, permitiu ao Comando da 10ª Brigada ampliar sua consciência situacional e ajustar os planejamentos estratégicos com base em dados concretos. A visita, além de verificar condições, também serve como estímulo moral e profissional à tropa, valorizando seu esforço na manutenção da prontidão e eficácia militar.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui