Campo Grande (MS) – Na tarde desta sexta-feira, 14 de abril, no Forte Pantanal, aconteceu a solenidade de Passagem de Comando do Comando Militar do Oeste (CMO), do General de Exército Anisio David de Oliveira Junior para o General de Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento começou com a inauguração do retrato do General David, na Galeria dos Antigos Comandantes do CMO e, na sequência, prosseguiu com a transmissão do cargo no Pátio General Plínio Pitaluga.

A solenidade, presidida pelo Comandante do Exército Brasileiro, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, contou com a presença de autoridades civis e militares.

Em suas palavras de despedidas, o General David agradeceu pela parceria de todos os integrantes do CMO, autoridades e instituições dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ao General Baganha, desejou um excelente comando.

“Neste momento, dirijo-me aos meus subordinados, homens e mulheres, que integram o Comando Militar do Oeste. Os senhores são militares de valor, dedicados e comprometidos com a defesa do nosso País. Ao meu sucessor, desejo-lhe felicidades. Militar de reconhecida capacidade, vai deixar sua marca de melhorias no Comando Pantaneiro”, finalizou.

Após quase um ano à frente do CMO, o General David seguirá para Brasília (DF), assumindo a chefia do Departamento de Engenharia e Construção (DEC).

O Comandante do Exército Brasileiro, General Tomás, leu a referência elogiosa designada ao General David e destacou: “esse foi seu primeiro comando após promoção e digo que você conduziu o Comando Militar do Oeste com o coração. É um oficial general brilhante, que vai nos ajudar em outra missão, agora no DEC. Desejo, também, muito sucesso ao General Baganha nessa nova missão”, pontuou.

O novo Comandante Militar do Oeste, General Baganha, é oriundo da arma de Infantaria e incorporou às fileiras do Exército em 1983. Foi promovido ao atual posto em 31 de março deste ano e, antes de assumir o comando do CMO, desempenhava o cargo de Comandante da 1ª Região Militar, no Rio de Janeiro.

Fonte: Comando Militar do Oeste

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).