Futuros atletas do PROLIM treinam com Fuzileiros na Marambaia

Soldados brasileiros com bandeira, montanhas ao fundo.
Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Em uma imersão que alia preparo físico e disciplina militar, os alunos do Estágio de Habilitação para Praças (EHP) participaram de um intenso adestramento com Fuzileiros Navais no Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia (CADIM). A atividade faz parte da formação dos futuros integrantes do Programa Olímpico da Marinha (PROLIM).

Formação militar dos atletas: adestramento e valores do Corpo de Fuzileiros Navais

Soldados marcham em praia tropical brasileira.

Durante dois dias de atividades, os estagiários vivenciaram o rigor e a disciplina dos Fuzileiros Navais, em instruções que incluíram operações na selva, higiene e primeiros socorros, orientação terrestre com bússola e natação utilitária. O contato direto com a doutrina do Corpo de Fuzileiros Navais é parte fundamental da formação dos atletas militares, pois desenvolve valores como espírito de corpo, perseverança, superação e abnegação, essenciais tanto nas fileiras da Marinha quanto nas disputas esportivas de alto rendimento.

A preparação física e mental como base do desempenho olímpico na Marinha

Soldados em treinamento na floresta.

O adestramento na Ilha da Marambaia vai além da resistência física. Ele representa um marco na preparação mental dos atletas que integrarão o Programa Olímpico da Marinha (PROLIM). Ao serem expostos a situações de pressão, desafio e ambiente controlado por disciplina militar, os alunos aprendem a gerenciar o estresse, manter o foco e tomar decisões rápidas — habilidades que se traduzem em vantagem competitiva no universo esportivo.

A combinação entre formação militar e desportiva contribui para o desenvolvimento de uma mentalidade resiliente, capaz de enfrentar não apenas o esforço físico das competições, mas também os desafios emocionais e psicológicos das disputas internacionais.

O papel do PROLIM na projeção da mentalidade marítima e do Brasil no esporte

Ao concluir o EHP, os alunos passam a integrar oficialmente o Programa Olímpico da Marinha, iniciativa que visa fortalecer a mentalidade marítima nacional e contribuir com a transformação do Brasil em uma potência olímpica, com ênfase especial nos esportes náuticos e aquáticos. O PROLIM representa uma das mais bem-sucedidas parcerias entre as Forças Armadas e o desporto nacional, revelando e formando atletas de alto rendimento, que carregam consigo o nome da Marinha e do Brasil em competições nacionais e internacionais.

Além de promover a valorização do profissional militar atleta, o programa também reforça a imagem institucional da Marinha do Brasil, demonstrando sua capacidade de integrar defesa, educação e esporte em prol da excelência e da projeção internacional do país.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas