Meios participantes do exercício em formatura

A Fragata “União” (F45) realizou, no período de 23 a 28 de setembro, a comissão “Atlantic Basin Naval Exercise Partnership 2022”, na área compreendida entre Rio de Janeiro e Fortaleza, que contou com a participação de uma aeronave UH-12, do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral e de meios da US Navy, sendo eles o destróier USS Lassen (DDG-82) e uma aeronave MH-60R.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A comissão teve como objetivo incrementar a interoperabilidade entre a Marinha do Brasil e a US Navy, por meio da condução de operações navais e aeronavais, além de estreitar os laços de cooperação entre os países participantes.

Entre os dias 23 e 27, foram realizados diversos exercícios conjuntos, como tiros sobre granada iluminativa empregando os canhões e metralhadoras simultaneamente (“GUNEX – Fire on Illuminative Grenade”), reação rápida com emprego de metralhadoras (“Quick Reaction Procedures”), pousos da Aeronave UH-12 no destróier (“HELO CROSSDECK”), exercícios de Abordagem Cooperativa (“SURFEX 982”) com o emprego de ambos os Grupos de Visita e Inspeção dos Navios e exercícios de combate a incêndio, dentre eles um realizado a bordo do USS Lassen, com a presença de militares da Fragata “União” (Rescue & Assistance Exercise).

grupos de visita e inspecao da fragata uniao e do uss lassen
Grupos de Visita e Inspeção da Fragata “União” e do USS Lassen
Por fim, no dia 28 de setembro, o Submarino “Tikuna” participou de manobras táticas, exercício de familiarização em reconhecimento das manobras do submarino na superfície e submerso (“CASEX E-1”) e PHOTOEX, encerrando a comissão.
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).