Dando prosseguimento à 4a fase da Operação “Amazônia Azul – Mar limpo é vida”, no dia 23 de outubro, duas aeronaves AF-1 Skyhawk, pertencentes ao 1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (AF-1), sediado no Rio de Janeiro (RJ), realizaram sobrevoo na área marítima próxima ao litoral do Amapá.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No sobrevoo, as aeronaves realizaram patrulha naval, em apoio às Operações “Ágata” e “Amazônia Azul – Mar Limpo é Vida”. Os navios e embarcações observados durante o voo foram reportados para a Fragata “União” e não foram avistadas manchas de óleo no mar. Após a ação na área, uma das aeronaves seguiu até as proximidades da fronteira marítima no Oiapoque, ponto extremo norte do Brasil.

A Marinha permanecerá realizando a Operação “Amazônia Azul – Mar limpo é vida”, que tem o propósito de revisitar as áreas litorâneas e oceânicas que foram atingidas pelo criminoso derramamento de óleo, ocorrido no ano passado.

Fonte: CCSM

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).