Lançamento do Batitermógrafo variável

A Fragata “Liberal” realizou, na área marítima adjacente ao estado do Rio de Janeiro, exercícios para a verificação do Sistema de Combate, no período de 15 a 19 de março. Os testes auxiliaram na configuração de diversos sensores, além de incrementar o adestramento da tripulação. Equipes técnicas embarcadas da Diretoria de Sistema de Armas da Marinha, do Centro de Manutenção de Sistemas e do Instituto de Pesquisas da Marinha acompanharam os testes.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A comissão contou com a participação do Submarino “Tupi” e das aeronaves AF-1 e UH-12 na execução de exercícios envolvendo variados ambientes de Guerra. Adicionalmente, foram realizados exercícios de tiro com metralhadora .50 e, ao final da comissão, conduzidas operações com a aeronave AH-11B no período noturno.

gbvrcqretbhvgqcecfg
Fragata “Liberal” vista a partir da aeronave AH-11B

Navios prontos e confiáveis são fundamentais para o cumprimento pleno da missão da Marinha. Nesse contexto, o propósito dos testes e exercícios no mar foi alcançado, porém foram identificados aspectos a aprimorar por conta dos sistemas recém-atualizados, bem como o incremento do aprestamento do navio em busca da máxima capacidade operacional da Unidade.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).