Navio realiza exercícios operativos

No período de 17 a 20 de novembro, a Fragata “Liberal” realizou, na área marítima adjacente à cidade do Rio de Janeiro (RJ), a Comissão de Alinhamento de Sistemas. Essa foi a primeira ocasião em que o navio estabeleceu contato e atualização do Sistema de Controle Tático (SICONTA Mk.II mod 1) em testes iniciais no mar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os eventos realizados auxiliaram na configuração de diversos sensores e na integração com o novo software. Na ocasião, embarcaram para conduzir e auxiliar nessas atividades, membros do Centro de Apoio a Sistemas Operativos, do Centro de Manutenção de Sistemas, do Instituto de Pesquisas da Marinha e da empresa CONSUB Defesa Tecnologia SA.

foto 139
Exercício operativo com balão

Com o intuito de identificar eventuais pontos a aprimorar e de familiarizar-se com os sistemas recém-atualizados, foram realizados diversos exercícios operativos. A operação contribuiu para preparar o navio para o pleno emprego em comissões futuras.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).