A última quarta-feira, 13 de dezembro, foi um dia de significativa relevância para o patrimônio histórico e cultural do Exército Brasileiro. O General Luciano Antonio Sibinel, Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), recebeu a visita do General de Exército Francisco Carlos Machado Silva, Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa, na sede da DPHCEx.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Apresentação de Projetos e Visão de Futuro

Snapinsta.app 410685047 860391598960477 944920584399228574 n 1080

Acompanhado dos chefes de Seção da Diretoria e dos Diretores e Comandantes das Organizações Militares Diretamente Subordinadas, o General Sibinel teve a oportunidade de apresentar ao General Carlos Machado os principais projetos em andamento pela DPHCEx. Este intercâmbio de ideias e planos foi fundamental para alinhar as estratégias de preservação e promoção da história e cultura militar brasileira.

Visitando Símbolos de Memória e Cultura Militar

Snapinsta.app 410000290 2094848654214051 6744208263256311335 n 1080

Além das discussões sobre projetos e demandas, a visita incluiu uma tour por instituições-chave que guardam a memória militar do país. O General Carlos Machado visitou a Biblioteca do Exército (BIBLIEx), o Arquivo Histórico do Exército (AHEx), o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra e o Pantheon de Caxias. Esses locais são símbolos vivos da rica história militar brasileira e desempenham um papel crucial na educação e na preservação da cultura nacional.

Uma Parceria em Prol da História e Cultura

A visita do General Carlos Machado à DPHCEx não foi apenas uma formalidade protocolar, mas um passo importante na direção do fortalecimento da história e cultura militar. Essas interações entre altos oficiais do Exército e do Ministério da Defesa são fundamentais para garantir que o legado e os valores militares sejam mantidos e transmitidos às futuras gerações.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).