Comitiva da Marinha, com representantes da direção do IPEN e da CNEN, durante visita ao Espaço Cultural Marcello Dami - Imagem: Portal IPEN

Em um encontro marcado pela colaboração e o avanço tecnológico, no último dia 12 de março, uma comitiva de alto nível da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), liderada pelo Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria, visitou as instalações do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-CNEN) em São Paulo. A visita teve como objetivo fortalecer a já sólida parceria entre as duas instituições, ambas peças-chave no desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Isolda Costa, superintendente do IPEN, destacou a importância da colaboração contínua com a Marinha do Brasil em projetos que envolvem o desenvolvimento nuclear e tecnológico no país. Ela rememorou conquistas significativas oriundas dessa sinergia, como o domínio do ciclo do combustível nuclear e a criação do Reator IPEN/MB-01, um marco na tecnologia nacional desenvolvido conjuntamente pelo IPEN e pela Marinha, que opera desde 1988. Este reator, segundo Costa, é um testemunho do talento brasileiro em pesquisa e engenharia nuclear.

A colaboração atual entre o IPEN-CNEN e a Marinha se desdobra em cinco projetos ativos, envolvendo tanto o desenvolvimento tecnológico quanto a formação de operadores para o Reator IEA-R1 do IPEN, um componente vital na pesquisa nuclear brasileira. Até o momento, dez militares foram qualificados como operadores, com mais nove em fase de qualificação e outros quinze iniciando o treinamento. Durante a visita, a comitiva teve a oportunidade de conhecer o funcionamento do IEA-R1, reafirmando o compromisso com a excelência na formação e na operação nuclear.

Francisco Rondinelli Júnior, presidente da CNEN, expressou o compromisso da Comissão com o fortalecimento do Programa Nuclear Brasileiro, destacando a importância de resultados concretos e mencionando o projeto do submarino nuclear brasileiro como um exemplo de sucesso de longo prazo. Ao final da visita, o Almirante Rabello de Faria agradeceu ao IPEN-CNEN pela parceria contínua, antecipando novos projetos colaborativos que contribuirão para o avanço da tecnologia nuclear no Brasil.