O período de 15 a 25 de maio marca o início das inscrições para o processo de seleção de candidatos à Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). O edital apresenta um total de 293 vagas, sendo 174 para o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro (RJ), e 119 vagas para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém (PA). As provas estão programadas para os dias 19 e 20 de agosto. A EFOMM forma profissionais para uma indústria que transporta mais de 80% das mercadorias comercializadas mundialmente, com uma demanda global por fretes marítimos que deve triplicar o volume de cargas transportadas pelos oceanos até 2050, de acordo com estimativas da União Europeia.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 65,00 e as inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, no endereço www.marinha.mil.br/ciaga/, no “link” “PS EFOMM/2024”.
A formação na EFOMM
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Na EFOMM, os alunos são preparados para se tornarem Oficiais em duas opções de curso: Náutica e Máquinas. O Oficial de Náutica é responsável pelo manuseio dos equipamentos de convés, de navegação e de comunicações de bordo, enquanto o Oficial de Máquinas atua na condução e manutenção das instalações de máquinas do navio. Ambos os cursos são fundamentais para a operação eficiente de uma embarcação, que requer uma tripulação capacitada, composta por pessoal de máquinas, convés e câmara, divididos entre oficiais, suboficiais e subalternos.
A experiência de um aluno da EFOMM
Victor de Sá, 25 anos, nascido no Rio de Janeiro, optou por mudar-se para Belém (PA), onde cursa o 3º ano da EFOMM, no CIABA. Ele compartilha sua experiência: “Eu soube, por meio dos meus pais, que quem embarcava em navio ganhava uma boa remuneração e, com o incentivo deles, busquei na internet como era a profissão. Descobri a oportunidade de trabalhar e, na folga, ter tempo livre para viajar”. Durante o curso, os alunos são orientados, conforme suas aptidões, a optarem pela formação em Náutica ou Máquinas. Victor, que sempre teve curiosidade sobre como as coisas funcionam, optou pela formação como Oficial de Máquinas.
Regime de estudos e a seleção para a EFOMM
Os alunos da EFOMM estudam em regime de internato, durante três anos, divididos em dois períodos: o acadêmico, composto de seis semestres letivos, com dedicação exclusiva do aluno; e o de estágio, no qual o aluno deve passar dois semestres embarcado, cumprindo estágio supervisionado. Após concluir o 3º ano do curso, o aluno realizará, obrigatoriamente, o Estágio de Praticante, a bordo de embarcações mercantes utilizadas na navegação marítima e no apoio marítimo, exclusivamente em empresas indicadas pelos Centros de Instrução.
Durante os semestres acadêmicos, os alunos são militares, conforme previsto no Estatuto dos Militares. Após a declaração de Praticantes, os alunos são desligados do Serviço Ativo da Marinha do Brasil, incluídos como Guarda-Marinha na Reserva. Como alunos civis, passam a ser regidos pelas Normas do Ensino Profissional Marítimo e o Regimento Interno do Centro de Instrução. Ao terminarem o curso, os alunos são declarados Bacharéis em Ciências Náuticas (curso de nível superior), passando a integrar o Quadro de Oficiais da Reserva não remunerada da Marinha do Brasil, no posto de Segundo-Tenente.
O processo seletivo é constituído por quatro etapas: exame de conhecimentos, com provas de matemática, inglês, física, português e redação; etapa psicofísica, na qual os candidatos passam por inspeção de saúde; aplicação do teste de suficiência física (corrida e natação); e período de adaptação e verificação de documentos. Os candidatos devem atender a vários requisitos, incluindo idade mínima de 17 anos e máxima de 23 anos em 1º de janeiro de 2024, e ter concluído o Ensino Médio até 29 de janeiro de 2024.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias, faça denúncias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395