Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
Em um importante movimento para aprimorar o treinamento de seus recrutas, a Marinha do Brasil, por meio do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste (ComGptPatNavL), organizou nos dias 10 e 11 de maio, uma viagem de instrução a bordo dos Navios-Patrulha “Gravataí” e “Guaratuba”. Partindo da Base Naval de Aratu (BNA) rumo à deslumbrante Baía de Todos-os-Santos, na Bahia, a jornada envolveu 169 marinheiros-recrutas da primeira turma de 2023, proporcionando-lhes uma oportunidade única de vivenciar na prática os ensinamentos adquiridos na Escola de Formação de Reservistas Navais.
Meio: Mergulho Profundo na Vida Naval
A viagem de instrução teve como principal objetivo complementar os conhecimentos adquiridos durante o ciclo escolar dos recrutas, oferecendo a eles uma visão interna e pessoal da vida a bordo de um navio da Marinha. Participando de cerimoniais à bandeira e fainas como desatracação, atracação e homem ao mar, os recrutas foram imersos na rotina e nos procedimentos padrões do trabalho naval.
Aprofundamento: Conhecimento Prático e Palestras Instrutivas
Ademais, a viagem permitiu aos marinheiros a oportunidade de conhecer as principais estações de trabalho nos navios, tais como o Tijupá, a Praça de Máquinas e de Armamento, o Passadiço, o Centro de Informações de Combate e o Centro de Controle de Máquinas. As atividades práticas foram complementadas por palestras informativas sobre marinharia, operações navais, controle de avarias e administração naval, bem como curiosidades sobre a adaptação à vida a bordo.
Conclusão: Impacto Profundo e Missão dos Navios-Patrulha
Para o Marinheiro-Recruta Vinícius Barbosa Falcão, de 19 anos, a viagem foi uma experiência transformadora. “É a minha primeira vez em um navio de guerra e posso dizer que essa experiência me motiva a prestar o concurso público de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros”, afirma Falcão. Os Navios-Patrulha “Guaratuba” e “Gravataí”, protagonistas desta instrução, têm como missão principal realizar ações de Patrulha Naval, Inspeção Naval, Salvaguarda da vida humana no mar e proteção das águas jurisdicionais brasileiras, contribuindo assim para o cumprimento das tarefas do Comando do 2° Distrito Naval.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395