novos Sargentos

Hoje, em nome do Exército Brasileiro, venho até vocês, concluintes do Curso de Formação de Sargentos da Turma “150 Anos da Campanha da Tríplice Aliança”, para falar do orgulho que sentimos com a sua vitória.

Trata-se de uma data significativa para todos nós que acompanhamos a dedicação de vocês aos estudos, a vontade férrea e o cuidado com o desenvolvimento harmônico do físico, do intelecto e do emocional. O espírito de luta foi demonstrado ao longo de um intenso período de formação militar. Vocês souberam ultrapassar obstáculos e vencer desafios, ao longo da caminhada como aluno, para, finalmente, alcançar o objetivo. Os sacrifícios não surgiram ao acaso. Cada um deles serviu para testar o moral e alicerçar o aprendizado, valorizando a conquista das divisas de terceiro sargento.

Sim, vocês fizeram por merecê-las! Dedicação exclusiva às instruções, persistência e superação de limites, até então inimagináveis, estiveram presentes ao longo do curso e os conduziram até aqui.

Nesta nova fase, não mais sob o olhar atento de seus instrutores e monitores, cresce a responsabilidade de colocar em prática todos os ensinamentos transmitidos por aqueles que, constantemente, procuraram repassar as virtudes e os valores necessários à vida na caserna. Como legado, deverão aprimorá-los e transmiti-los aos seus subordinados e futuros instruendos.

O Exército conta, agora, com o trabalho e com a disponibilidade permanente de vocês na Força Terrestre e confia plenamente na capacidade que adquiriram para cumprir o nosso dever constitucional. Os desafios vindouros não serão fáceis, mas acreditem em si mesmos, pois foram preparados para superá-los.

Nunca se acomodem. Procurem manter a higidez física e mental e busquem sempre o autoaperfeiçoamento, pois a missão assim exigirá. Servir à Pátria requer dedicação, proatividade e aprendizado constantes.

Tenham como base a verdade, a lealdade, a ética e a probidade, atributos essenciais ao desempenho de suas futuras atribuições. Respeitem os superiores hierárquicos e tratem sempre os seus subordinados com urbanidade, pois, a partir de agora, serão  exemplos e líderes para eles.

Lembrem-se dos homens e das mulheres que lhes antecederam na missão secular que foi confiada a vocês e tenham orgulho da boina e da farda que vestem, símbolos cultuados e que marcam, de maneira incontestável, o valor de nossa tropa. O Exército os preparou para que levem adiante os ensinamentos adquiridos em sua formação, como a coragem, a dedicação, o profissionalismo e o espírito de sacrifício.

Por fim, uma justa homenagem deve ser prestada aos professores, instrutores, monitores, militares e civis da administração das escolas de formação de sargentos, pois foram dignos partícipes da gratificante tarefa de indicar o caminho do conhecimento aos futuros líderes de pequenas frações.

Nesse contexto, parabenizo cada família dos novos sargentos. A educação transmitida nos seus lares e os esforços despendidos na educação de seus entes queridos materializam-se nesse inesquecível momento de sucesso pessoal e profissional.

Sargentos da Turma “150 Anos da Campanha da Tríplice Aliança”, parabéns pela referência ao evento da nossa História Militar que revelou o valor de vultos como Caxias, Osório, Sampaio, Mallet, Villagran Cabrita, João Severiano da Fonseca e Antônio João. Que esses proeminentes chefes militares os inspirem a cada passo, com os sempre atuais exemplos de honrados cidadãos e valorosos soldados.

Que Deus os acompanhe na instigante jornada que hoje se inicia.

Sejam felizes!

General de Exército EDSON LEAL PUJOL

Comandante do Exército

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui