IAEA Support and Assistance Mission to Zaporizhzhya

O Estado-Maior da Ucrânia informou que as forças russas estão evacuando moradores com passaporte russo de localidades próximas à central nuclear de Zaporizhia para as cidades costeiras de Berdyansk e Prymorsk, na zona costeira junto ao Mar de Azov. Segundo as tropas ucranianas, os primeiros evacuados são aqueles que aceitaram a cidadania russa nos primeiros meses de ocupação. A cidade de Enerhodar e a cidade de Melitopol também tiveram moradores evacuados, com milhares de pessoas deixando a cidade em filas de espera de até cinco horas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Rafael Grossi, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (Aiea), admitiu em entrevista à BBC que a retirada de residentes próximos à central nuclear pode indicar combates pesados entre forças russas e ucranianas na região. Grossi já havia expressado preocupação com a segurança da central nuclear de Zaporizhia no sábado (6) e considerou que a situação está se tornando mais perigosa.

A central nuclear de Zaporizhia está perto da linha de frente dos combates, e Rússia e Ucrânia têm trocado acusações sobre os ataques ocorridos nas proximidades da instalação nos últimos meses.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).