Avião militar C-130, da FAB, com cilindros de oxigênio para tratamento de pacientes de covid-19 em Manaus.

A madrugada de sexta-feira (15) e todo o sábado (16) foi de intenso trabalho para as Forças Armadas. No contexto da Operação Covid-19, os militares vêm trabalhando, diuturnamente, em apoio à cidade de Manaus (AM). Atuando em coordenação com o Ministério da Saúde e com o Governo do Estado, o Ministério da Defesa, por meio das Forças Singulares, permanece prestando apoio ininterrupto à capital amazonense, com o apoio logístico para minimizar os impactos no sistema de saúde daquele estado. Estão sendo realizados transporte de cilindros de oxigênio, de material para a montagem de um hospital de Campanha, de uma usina de oxigênio e de respiradores. E, ainda, seguem com a remoção de pacientes de Manaus para outros estados.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

FOTO 1 - OXIGÊNIO.jpg

Transporte de oxigênio
Neste sábado, aeronaves C-130 Hércules chegaram a Manaus trazendo oxigênio líquido, por meio da ponte aérea estabelecida a partir de São Paulo. Foram dois aviões, um transportou cinco tanques de oxigênio e outro oito que, juntos, somam 6 mil metros cúbicos do gás líquido. A decolagem foi em Guarulhos (SP) e o pouso na Ala 8 Base Aérea de Manaus. As ações de transporte de oxigênio devem continuar, pelo menos, até domingo (17).

Também neste sábado, a Força Aérea Brasileira foi acionada para transportar duas unidades geradoras de oxigênio, uma de Guarulhos-SP para Parintins (AM) e outra de Viracopos (SP) para Manaus. As chamadas usinas são equipamentos alimentados com energia elétrica e possuem tecnologia para processar o ar atmosférico e realizar a liberação de oxigênio a nível medicinal.

FOTO 4 - USINA OXIGÊNIO.jpeg

Transporte de pacientes
Em continuidade ao transporte, de Manaus para outras cidades, de pacientes com sintomas leves da Covid-19, mas que necessitam de oxigênio, a Força Aérea, por meio de aeronaves C-99, transportou, de sexta-feira (15) para sábado (16), 23 pacientes e seis profissionais de saúde para São Luís. Foram 12 durante a noite de ontem e outros 11 hoje.

FOTO 2 - TRANSPORTE PACIENTES.jpeg

Respiradores
O Ministério da Defesa, por intermédio da Marinha, enviou na sexta-feira (15), 40 respiradores INSPIRE para Manaus. Inicialmente foram levados 26 e, em seguida, mais 14. O INSPIRE é um respirador de baixo custo desenvolvido a partir de uma parceria entre o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) e a Universidade de São Paulo (USP). O equipamento foi planejado, projetado e desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Escola Politécnica da USP, durante quatro meses, para atender preferencialmente os casos de Covid-19 e realizar atendimentos em situações adversas e lugares isolados.

FOTO 5 - RESPIRADOR.jpeg

O maior diferencial desse ventilador pulmonar é o funcionamento por meio de bateria. Diferentemente dos respiradores do mercado, o equipamento independe de uma linha de ar comprimido, normalmente disponível em hospitais. Isso possibilita o uso em caráter emergencial.
O INSPIRE é um equipamento simples, com peças fáceis de serem encontradas no mercado brasileiro, de baixo custo, mas com todas as facilidades operacionais de um respirador comum. A parceria entre a Marinha e a USP tem o objetivo de fornecer uma alternativa barata e acessível aos equipamentos já existentes no mercado.

Hospital de campanha
Nesta semana, aeronaves KC-390 da FAB têm realizado transporte, do Rio de Janeiro (RJ) e de Recife (PE), de módulos e 4,3 toneladas de materiais hospitalares, como camas, tendas e geradores, para a montagem de um hospital de campanha no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Azizi. O intuito é ampliar a capacidade de atendimento de saúde ao público em Manaus. O serviço está sendo realizado por militares do Exército com a supervisão de pessoal especializado.

Por Comandante Cleber Ribeiro

Fotos: Forças Armadas/Divulgação