O Ministério da Defesa (MD), por meio das Forças Armadas, emprega cerca de 1,5 mil militares na força-tarefa criada pelo Governo Federal para apoiar as comunidades atingidas por fortes chuvas no litoral norte do estado de São Paulo. Até o momento, já foram transportadas mais de 75 toneladas de suprimentos.

1cad48d7-c108-4190-8745-54ee0ecc200a.jpeg

As tropas, que começaram a atuar no dia 19, estão sendo empregadas em diversas frentes: busca e socorro de vítimas, suporte a desabrigados, transporte de mantimentos e pessoas, limpeza e desobstrução de vias, segurança dos locais de doação e apoio logístico, entre outras. As ações, da Marinha e do Exército, contam com a mobilização de 12 aeronaves, oito embarcações, 43 viaturas, 18 Unidades de Desobstrução e Apoio terrestre, além de equipe SAR (Save and Rescue).

9d6c0f94-b491-4b09-b9d5-a4a85490230e.jpeg

ad35dd81-3e24-45a0-9944-2d8f46e88090.jpeg

Saúde – Nesta quinta-feira (23/02), o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico, maior embarcação da Força Naval, atracou na região de São Sebastião para reforçar o atendimento médico aos desabrigados. O navio dispõe de profissionais da área da saúde em diversas especialidades: ortopedia, cirurgião dentista, cirurgião geral, anestesia, clínico geral, farmácia, psicologia, enfermagem e patologia clínica. Um hospital de campanha montado no NAM Atlântico aumenta a disponibilidade de leitos da embarcação para 260 no total.

b94282a5-970f-4654-8c65-1a9abeb0197a.jpeg

Por Ascom/MD (com informações das Forças)
Fotos: Marinha e Exército

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).