Nos dias 3 e 4 de maio, o 12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (12º Esqd C Mec) da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, localizada em Boa Vista, Roraima, realizou, de maneira pioneira, um treinamento de tiro de instrução básico e correção em zero do Reparo Automatizado X (REMAX). Este sistema está instalado na Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Média Sobre Rodas (VBTP-MSR), 6×6 Guarani. Na ocasião, o Esquadrão efetuou disparos com metralhadoras .50 em sete viaturas equipadas com o sistema REMAX, reforçando a capacidade de defesa na região.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O sistema REMAX e a defesa da fronteira norte

Desenvolvido a partir dos requisitos do Exército Brasileiro, em parceria da ARES com o Centro Tecnológico do Exército (CTEx), o sistema REMAX é uma estação de armas remotamente controlada. A REMAX suporta metralhadoras de calibre 7,62 mm e .50 e possibilita a pontaria em elevação e direção do armamento, a observação, o reconhecimento e a identificação de alvos durante o dia e a noite. O sistema também permite a realização do tiro em movimento, graças à estabilização automática do reparo. A adoção desse material de emprego militar representa um importante incremento da presença militar na Amazônia e, em especial, na defesa da fronteira norte do território brasileiro no contexto do Programa Forças Blindadas.

O Programa Estratégico do Exército Forças Blindadas

O Programa Estratégico do Exército Forças Blindadas tem como principal objetivo modernizar a Cavalaria Mecanizada (Cav Mec) brasileira, promovendo a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação no país. Para isso, o programa inclui a aquisição, desenvolvimento e modernização de sistemas e materiais de emprego militar, como viaturas blindadas de combate, de reconhecimento, de transporte de pessoal e especiais, dotadas de sistemas de armas, comando e controle e equipamentos especiais.

Impacto na defesa e inovação tecnológica

A implementação desse programa proporcionará ao exército brasileiro uma série de capacidades, entre elas a ação de choque, poder de fogo, proteção blindada, consciência situacional e mobilidade. Além disso, o programa também contribuirá para a dissuasão extrarregional, para o desenvolvimento sustentável e a paz social. O uso do sistema REMAX em Roraima é um marco importante nesse sentido, representando uma nova etapa no fortalecimento da defesa do território nacional e na inovação tecnológica das Forças Armadas.

article?img id=16588834&t=1684263078634
article?img id=16588835&t=1684263078784
article?img id=16588836&t=1684263078937
article?img id=16588837&t=1684263079088
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).