As Forças Armadas flagraram, na quinta-feira (18), embarcação estrangeira realizando pesca ilegal nas Águas Jurisdicionais Brasileiras. O barco, de bandeira venezuelana, transportava cerca de três toneladas de pescado da espécie pargo sem licença para esse tipo de atividade.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Assim que foi identificado, o pesqueiro Dom Jacinto, com 15 tripulantes, foi apresado por militares brasileiros. A ação foi realizada pelo Navio-Patrulha (NPa) Bocaina, da Marinha do Brasil, durante patrulha naval no litoral do Amapá.

A embarcação tentou evadir-se, mas foi interceptada e inspecionada por militares das Forças Armadas brasileiras, que assumiram o controle do barco.

O pesqueiro venezuelano está sendo escoltado até o Porto de Santana-AP. O barco era conduzido por 15 tripulantes de nacionalidade venezuelana.

Esta ação reforça a importância da implementação do Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz) para permitir o monitoramento e o controle da Amazônia Azul, contribuindo para garantir a nossa soberania e coibir ilícitos como a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada.

Com informações da Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).