Os militares dos Estados Unidos encomendaram uma pesquisa para avaliar o uso da Starlink como alternativa de baixo custo e alta precisão, se comparada ao GPS.

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Até o momento a SpaceX já lançou 700 satélites Starlink e o planejamento é passar dos milhares nos próximos anos. Essa rede tem como foco fornecer internet de alta velocidade em todos locais do mundo (principalmente em regiões remotas), e essa cobertura incentivou as Forças Armadas Americanas a estudar seu uso.

Pesquisadores da Universidade do Texas, Todd Humphreys e Peter Iannucci, desenvolveram um sistema que usa o modelo de satélite da Starlink e o GPS tradicional, fornecendo uma precisão de localização melhor e com menos interferências. O estudo foi publicado no Arxiv.org e ainda vai ser avaliado por acadêmicos.

O Exército Americano depende do GPS. Atualmente possui 30 satélites orbitando a 20 mil quilômetros da Terra, transmitindo sua posição e a hora exata (cada um possui um relógio atômico).

Via: MIT Review e Defesa em Foco

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).