Forças Armadas Americanas estudam usar a Starlink como alternativa ao GPS
Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
Os militares dos Estados Unidos encomendaram uma pesquisa para avaliar o uso da Starlink como alternativa de baixo custo e alta precisão, se comparada ao GPS.
Até o momento a SpaceX já lançou 700 satélites Starlink e o planejamento é passar dos milhares nos próximos anos. Essa rede tem como foco fornecer internet de alta velocidade em todos locais do mundo (principalmente em regiões remotas), e essa cobertura incentivou as Forças Armadas Americanas a estudar seu uso.
Pesquisadores da Universidade do Texas, Todd Humphreys e Peter Iannucci, desenvolveram um sistema que usa o modelo de satélite da Starlink e o GPS tradicional, fornecendo uma precisão de localização melhor e com menos interferências. O estudo foi publicado no Arxiv.org e ainda vai ser avaliado por acadêmicos.
O Exército Americano depende do GPS. Atualmente possui 30 satélites orbitando a 20 mil quilômetros da Terra, transmitindo sua posição e a hora exata (cada um possui um relógio atômico).
Via: MIT Review e Defesa em Foco
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395