Forças Armadas abrem mais postos de vacinação

blank

Nesta sexta-feira (23), militares inauguraram o quinto posto de vacinação contra a Covid-19 no Rio de Janeiro. A estrutura funcionará no Espaço Cultural da Marinha, na região da Praça XV, centro do Rio de Janeiro (RJ), de segunda a sábado, das 8h às 17h.

O funcionamento dos postos, bem como o número de doses a serem aplicadas e a imunização dos grupos previstos no plano de vacinação ocorrem de acordo com o estipulado pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira (22), a imunização também teve início no posto drive-thru do Museu Aeroespacial, localizado no Campo dos Afonsos. Nesse local, aos sábados, o atendimento é das 8h às 12h.

O apoio das Forças Armadas também acontece Centro de Treinamento de Deodoro, na Vila Militar, no Museu Conde de Linhares, em São Cristóvão, e na Praça Duque de Caxias, localizada no centro da capital. Para a próxima semana, estão previstas a abertura de mais dois pontos para auxiliar imunização da população carioca, todos sob a coordenação do Comando Conjunto Leste. Os calendários oficiais de vacinação contra a covid-19 no município do Rio, a lista de comorbidades incluídas e os locais de vacinação estão disponíveis no link https://coronavirus.rio/vacina.

As Forças Armadas também auxiliam o sistema de saúde pública na distribuição de vacinas e no emprego de militares técnicos em enfermagem, na aplicação de imunizantes nas seguintes cidades: Belém (PA); Macapá (AP); Tabatinga (AM); Gujará-Mirim (RO); Cuiabá e Cáceres (MT), Campo Grande (MS), Teresina (PI); Mossoró (RN); Lorena (SP); Porto Alegre, Rio Grande, Uruguaiana, Cruz Alta, Santo Ângelo, Ijuí e Caxias do Sul (RS); Curitiba, Lapa, Cascavel e Apucarana (PR) e Florianópolis e Joinville (SC).

Logística
Em São Paulo, desde o dia 12 de abril, militares do Comando Conjunto Sudeste (CCSE) apoiam a Secretaria Municipal da Saúde na campanha de vacinação contra a Covid-19. Os militares atuam em sete drive-thrus de vacinação distribuídos nas regiões Norte, Oeste e Sudeste da capital paulista. Além disso, os militares também transportam as vacinas das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) até os pontos de imunização.

20210422_apoioSP.jpg

Oxigênio
Nesta quinta-feira (22), iniciou a operação que vai levar oxigênio para abastecer hospitais nos estados do Pará e do Amapá. Navios da Marinha prestarão apoio no transporte do tanque de 90 mil metros cúbicos de oxigênio líquido. O tanque vazio da empresa White Martins será transportado pelo Navio-Patrulha Oceânico Araguari, do Porto de Vila do Conde, em Barcarena, no Pará, até o Porto de Pecém, no Ceará. Assim que for abastecido, retornará para o estado do Pará a bordo do Navio de Apoio Oceânico Purus, com previsão de chegada em maio, dando prosseguimento à distribuição para os locais necessitados.

PHOTO-2021-04-22-14-56-22 3.jpg

Operação Covid-19
O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate ao novo coronavírus. Nesse contexto, foram ativados 10 Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos
Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.

Com informações dos Comandos Conjuntos
Fotos: divulgação Forças Armadas

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

Receba nossas notícias em tempo real através dos aplicativos de mensagem abaixo:

blank
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui