Força-Tarefa da Brigada Pára-quedista realiza exercício na Operação Amazônia

No período de 1° a 3 de setembro, a Força-Tarefa Santos Dumont (FTSD), da Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt), realizou a Operação Bumerangue de Selva no município de Careiro da Várzea (AM), exercício inserido no contexto da Operação Amazônia, sob coordenação do Comando Militar da Amazônia (CMA).

Seguindo a Diretriz de Planejamento da Operação, foi realizada a preparação inicial por meio de um plano de concentração e aprestamento estabelecido para todo o efetivo, ainda na Guarnição do Rio de Janeiro, durante todo o mês de agosto. Nesse período, foram realizadas instruções práticas e teóricas sobre as operações aeroterrestres, treinamento de técnicas, táticas e procedimentos utilizando os simuladores da Área de Estágios do Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil, aprestamento do material individual e coletivo e emissão de ordens aos integrantes da Força-Tarefa.

Já na Guarnição de Manaus (AM), a FTSD realizou um estágio de selva ministrado pelo Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), nos dias 28 e 29 de agosto, com o intuito de preparar a tropa para atuar no ambiente amazônico. Nesta oportunidade, foram realizadas instruções de construção de abrigos, orientação terrestre em selva, alimentos de origem vegetal e animal e obtenção de água e fogo nas Bases de Instrução 2 (Plácido de Castro) e 5 (Ajuricaba), ambas do CIGS.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Concluída a adaptação ao ambiente de selva, foi realizado um assalto aeroterrestre, com apoio de uma aeronave militar C-105 Amazonas, na Zona de Lançamento Rodeio, localizada nas proximidades do município de Careiro da Várzea, no dia 1° de setembro. Após o assalto, a FTSD executou uma marcha de aproximação de 20 quilômetros até o porto da cidade. Assim, foi desencadeada a conquista da localidade para o estabelecimento de uma cabeça de ponte aérea, seguida de ações subsequentes como patrulhamentos ostensivos a pé, ocupação de pontos fortes estratégicos, patrulhamentos fluviais e recebimento de suprimento por intermédio de carga aeroterrestre, tudo com a finalidade de garantir a manutenção da localidade conquistada.

Por fim, no dia 3 de setembro, foi realizada uma operação de junção, onde a Força-Tarefa da Bda Inf Pqdt foi substituída em posição pela Força-Tarefa Laguna, composta por organizações militares da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, oriunda da cidade de Cuiabá (MT).

Componentes
A FTSD é constituída pelo 26° Batalhão de Infantaria Pára-quedista (26° BI Pqdt), sendo reforçado pelas seguintes organizações militares: uma equipe da Companhia de Precursores Pára-quedista (Cia Prec Pqdt), uma equipe do Batalhão de Dobragem, Manutenção de Pára-quedas e Suprimentos pelo Ar (B DOMPSA), uma Seção de Tiro da 21ª Bateria de Artilharia Antiaérea Pára-quedista (21ª Bia AAAe Pqdt) e oficiais e praças de ligação do 8° Grupo de Artilharia de Campanha Pára-quedista (8° GAC Pqdt), 1º Esquadrão de Cavalaria Pára-quedista (1° Esqd C Pqdt) e 1ª Companhia de Engenharia de Combate Pára-quedista (1ª Cia E Cmb Pqdt).

Fonte: 26° BI Pqdt

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui