Recife (PE) – No dia 12 de agosto, a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada iniciou a Fase da Simulação Viva da certificação da Força-Tarefa do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (FT 72º BI Mtz) com um apronto operacional. A atividade, realizada no 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º BI Mtz), em Garanhuns (PE), integra o processo de Certificação da FT 72º BI Mtz como Força de Prontidão (FORPRON), que acontece no contexto da Operação Guararapes.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Mais de 1.200 militares integraram a tropa vocacionada para o pronto emprego nas funções de combate, apoio ao combate, logística e assistência em saúde. Aliado a esse efetivo, cerca de 120 viaturas operacionais, dentre as quais se destacam as utilizadas no transporte de meios e materiais, as de apoio logístico, os veículos blindados, as viaturas tipo ambulância e as motocicletas da Polícia do Exército, destinadas a garantir a segurança e o deslocamento dos comboios.

Após o apronto operacional, todo o efetivo deslocou-se para cidade de Ouro Branco (AL), onde acontecerão algumas das manobras da Simulação Viva. As tropas que compõem a FT 72º BI Mtz utilizarão o Dispositivo de Simulação de Engajamento Tático, que simula os engajamentos de tiro em combate.

A certificação da FT 72º BI Mtz é realizada sob a supervisão do Comando de Operações Terrestres (COTER) e desenvolve-se em três fases: a Simulação Construtiva, que ocorreu de 1° a 4 de agosto, na 10ª Brigada de Infantaria Motorizada; a Virtual, ocorrida no 71º BI Mtz, entre os dias 7 e 10; e a Viva, que vai até o dia 18 deste mês.

Estiveram presentes no Apronto Operacional o Comandante da 7ª Divisão de Exército, General de Divisão Vinicius Ferreira Martinelli; o Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Nordeste, General de Brigada Danilo Mota Alencar; e o Comandante da 10ª Brigada, o General de Brigada André Luiz Aguiar Ribeiro, além dos comandantes das Organizações Militares subordinadas à Brigada.

Fonte: 10ª Brigada de Infantaria Motorizada
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).