Ocorreu hoje a Cerimônia Alusiva ao 66º Aniversário da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE), no Comando da Divisão Anfíbia (ComDivAnf), na Ilha do Governador. Subordinada ao Comando de Operações Navais (ComOpNav), e conhecida como “A Força que vem do mar”, a FFE foi criada em 6 de fevereiro de 1957, com inspiração no sucesso dos desembarques anfíbios realizados pelos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

WhatsApp Image 2023 02 10 at 10.15.08 3

A Força tem como missão “organizar e preparar Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais (GptOpFuzNav) para realizar Operações Anfíbias, Operações Ribeirinhas e Operações Terrestres de caráter naval”, também sendo responsável por gerenciar as missões de paz no exterior que envolvam os Fuzileiros Navais (FN). A permanente “condição de pronto emprego” dos FN atende à Estratégia Nacional de Defesa (END) e faz com que as tropas da FFE sigam um rigoroso Ciclo de Adestramento anual, que permite sua prontidão para atuar em diversos conflitos, desde os armados até em operações de caráter humanitário e de paz.

WhatsApp Image 2023 02 10 at 10.27.26

A Cerimônia Alusiva ao 66º Aniversário contou com a presença do Comandante da Marinha e foi presidida pelo Comandante de Operações Navais.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).