Nesta sexta-feira (21), o Ministro da Defesa prestigiou a cerimônia militar alusiva ao Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira, na Base Aérea de Brasília. A data, celebrada em 23 de outubro, homenageia aviadores civis e militares. A FAB completa 81 anos dedicados à defesa do espaço aéreo brasileiro e à defesa da Pátria.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

imagem.jpeg (1).jpg

A cerimônia foi presidida pelo Vice-Presidente da República. Entre as autoridades, também estiveram presentes o Secretário-Geral do MD; o Comandante da Aeronáutica; o Comandante da Base Aérea de Brasília e o Comandante da Tropa que desfilou durante o evento.

imagem.jpeg.jpg

Ainda durante a solenidade, aeronaves, inclusive da Esquadrilha da Fumaça, sobrevoaram o local. Na ocasião, também foi realizada a imposição da Ordem do Mérito Aeronáutico, destinada a reconhecer os serviços prestados à FAB e ao País por militares, civis e instituições.

imagem.jpeg (2).jpg

Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira

A celebração relembra o primeiro voo do 14-Bis, feito por Alberto Santos-Dumont e faz homenagem também à Força Aérea Brasileira, que hoje conta com mais de 68 mil militares e cerca de 670 aeronaves.

Por Isabela Nóbrega
Foto: Hamilton Garcia

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).