Fiocruz doou à Marinha 3 mil testes rápidos de detecção de antígenos de Sars-Cov-2 (foto: Peter Ilicciev)

A Marinha do Brasil (MB) recebeu, em 21 de setembro, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a doação de 3.000 testes rápidos para detecção de antígenos de Sars-Cov-2. Os kits, produzidos pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), serão aplicados em todos os militares e civis que participarão da Operação “Antártica XL”, embarcados nos navios da MB, aeronaves da Força Aérea Brasileira e da Estação Antártica Comandante Ferraz.

A entrega simbólica dos testes foi feita ao Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), Contra-Almirante Antonio Cesar da Rocha Martins, que foi recebido pelo Vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, e pelo Diretor do Bio-Manguinhos, Maurício Zuma.

Na oportunidade, o Almirante ressaltou que o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) é um programa de Estado, por meio do qual se procura ampliar o conhecimento sobre a região antártica e garantir a permanência do País como Membro Consultivo do Tratado da Antártica, com direito a voto e voz nas decisões sobre o continente. Ele destacou, ainda, que a parceria com a Fiocruz reforça essa condição, e sugeriu o estabelecimento de novas cooperações, voltadas às pesquisas na Amazônia Azul, haja vista sua rica biodiversidade.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).