FEMAR é recredenciada como FAp ao Núcleo de Inovação Tecnológica da Marinha

Foi publicada no Diário Oficial da União de 2 de maio a Portaria Conjunta MEC/MCTI nº 49/2022 que aprova o recredenciamento da Fundação de Estudos do Mar – FEMAR como Fundação de Apoio (FAp) ao Núcleo de Inovação Tecnológica da Marinha do Brasil (MB).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A manutenção da condição de FAp possibilita que a Fundação participe de Projetos da Marinha relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I).

Atualmente, 21 Projetos de C,T&I estão sendo apoiados pela FEMAR junto ao Centro de Análises de Sistemas Navais, Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais e Escola de Guerra Naval. O recredenciamento em questão tem validade até 2027.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).