O farol de Santa Marta, um marco histórico do Cabo de Santa Marta, ganhou uma estampa estilizada em pintura digital e se tornou parte integrante da série de selos postais “Faróis Brasileiros”. Esta é uma iniciativa da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. O lançamento do selo aconteceu durante uma cerimônia realizada na Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna (DelLaguna), na manhã de 28 de junho. A DelLaguna, responsável pela estrutura inaugurada em 1891, foi o local escolhido para sediar o evento de lançamento.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Presença de Autoridades e Propósito da Iniciativa

A Superintendente dos Correios em Santa Catarina o Prefeito de Laguna e o Delegado apos o rito de obliteracao dos selos

O evento contou com a presença de autoridades militares e civis, bem como de colecionadores. De acordo com a Empresa de Correios e Telégrafos, a ideia por trás dessa série de selos é eternizar o registro de faróis como patrimônio e contribuir para o desenvolvimento da consciência marítima nacional.

O Retorno do Farol Lagunense em Selo Postal

A última vez que o farol lagunense foi estampado em um selo foi em 1976, para comemorar o tricentenário de fundação de Laguna. Diferente da estampa de quase 50 anos atrás, que era uma representação fiel, a estampa de 2023 utiliza a técnica de pintura digital. A arte, assinada pelo artista Gustavo Ramos, dá um toque moderno e estilizado ao emblemático farol.

Disponibilidade dos Selos

Os selos com a estampa do farol de Santa Marta já estão disponíveis para o público. Inicialmente, foram impressos 128 mil selos. Os interessados em adquirir este pedaço da história marítima brasileira podem encontrar os selos na loja virtual e nas principais agências do país.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).