O Farol Santo Antônio, popularmente conhecido como “Farol da Barra”, é mais do que um marco da beleza de Salvador. Este símbolo da capital baiana ganhou no dia 5 de junho o Prêmio Farol Patrimônio do Ano (IALA Heritage Lighthouse of the Year-2020). A distinção reconhece o trabalho desenvolvido em áreas como conservação, acesso ao público e educação, destacando os faróis mais importantes do mundo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Operado pelo Serviço de Sinalização Náutica do Leste, o Farol da Barra – o mais antigo em operação na costa brasileira – se destacou como o “IALA Heritage Lighthouse of the Year”, em 2020, graças à excelência de sua sinalização marítima e à significativa contribuição para a segurança da navegação.

A Escolha do Farol da Barra

premio iala farol da barra foto1
Prêmio internacional destaca a importância histórica e cultural do farol – Fotos: Com2ºDN

O processo de escolha do prêmio é rigoroso e abrangente, envolvendo faróis de 16 países, como Índia, Japão, Reino Unido e Portugal. Segundo o Secretário-Geral da IALA, Francis Zachariae, um grupo de especialistas em faróis avalia a arquitetura interna e externa do farol, as funções desempenhadas e a importância do farol para a cultura e a história da região. Além disso, a quantidade de pessoas que acessam e aprendem com o patrimônio histórico-cultural também é levada em consideração.

A Importância do Prêmio

O Comandante do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), Vice-Almirante Antonio Carlos Cambra, salienta que o prêmio sublinha a responsabilidade que a Marinha tem de preservar o patrimônio histórico e o auxílio à navegação. A distinção reforça a reputação da Marinha como instituição comprometida com a excelência e evidencia sua contribuição para a comunidade marítima global.

O Farol da Barra na Lista de Honra

Ao receber o prêmio IALA, o Farol da Barra integra uma prestigiosa lista de faróis ao redor do mundo que receberam essa distinção. O prêmio será exposto para o público, em um mostruário, próximo à entrada do farol. Além de contribuir para a segurança da navegação, o prêmio dissemina o conceito da importância dos auxílios à navegação, valorizando a riqueza histórica, arquitetônica e cultural do farol.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).