blank

A Base de Recepção de Veteranos (BREVET), realizou, nessa sexta-feira (15/07), em suas instalações no lendário Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro (RJ), a cerimônia alusiva ao Dia do Veterano da Força Aérea Brasileira (FAB), que é comemorado no dia 16 de julho. A comemoração pela data foi marcada com entrega de lembranças aos homenageados, além da apresentação da Canção dos Veteranos.

A solenidade contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; do Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; do Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert; do ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista; da Diretora da Base de Recepção de Veteranos, Coronel Intendente Elaine Plaza Montenegro, dentre outros militares da FAB.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

blank

O Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica falou sobre a importância da data para a Instituição. “Dia 16 de julho foi a data que escolhemos para que traduzíssemos todo o respeito que nós, que ainda estamos na ativa, pudéssemos passar para esses militares que construíram essa Força Aérea, de apenas 81 anos. Há muito a se fazer, mas o que nós temos hoje, olhando para trás, é uma estrutura grande, uma estrutura que entrega muito para o Brasil”, ressaltou o Tenente-Brigadeiro Damasceno.

Em seu discurso, o Comandante-Geral do Pessoal destacou que, além do reconhecimento pelo tempo de serviço ativo prestado à Nação, destaca-se a contribuição da experiência e da sabedoria dos Veteranos ao longo de suas trajetórias para o engrandecimento da FAB.

blank“Esses e tantos outros feitos não só desenham o valoroso perfil de nossos Veteranos como, também, inspiram nossos militares da ativa, permitindo aos mesmos, a partir do passado que lhes foi legado, olhar para o futuro com vistas ao progressivo crescimento da Força Aérea”, disse o Tenente-Brigadeiro Reis.

O ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Baptista, de 90 anos, veterano com o posto mais antigo no evento, acredita que a data está destinada a ser uma das principais a serem comemoradas no futuro, na FAB. “É o preito de gratidão que todos que estão na ativa hoje, prestam, e muito justamente, uma homenagem àqueles que fizeram a Força”, salientou.

blankPara o Comandante da tropa de Veteranos, Brigadeiro do Ar Clóvis de Athayde Bohrer, de 98 anos, a realização da cerimônia traz um sentimento de valorização para aqueles que contribuíram de alguma forma para o crescimento da FAB. “Eu fico feliz em ver o reconhecimento por parte da nossa corporação, do trabalho daqueles que contribuíram para que a nossa Força Aérea fosse o que é hoje. Essa data demonstra que a nossa Força não está ausente do passado dessas pessoas que ajudaram a construí-la”, finalizou.

O Dia do Veterano da FAB 

blank

A Diretriz do Comando da Aeronáutica (DCA) Nº 11-127/2020 estabelece os procedimentos e as responsabilidades para a efetivação do dia 16 de julho como o Dia do Veterano da Força Aérea Brasileira, pois, em 1945 marcou o retorno daqueles que lutaram nos céus da Itália durante a Segunda Guerra mundial.

. A medida tem como objetivo reconhecer homens e mulheres que vestiram o azul aeronáutico com honra e dedicação, de modo a valorizar os profissionais que labutaram em prol do engrandecimento da FAB ao longo de toda a sua história.

O termo “Veterano”, por sua vez, é comumente utilizado para designar alguém experiente, e, especificamente no meio militar, uma pessoa que serviu por muitos anos nas Forças Armadas. A palavra também tem a conotação de uma pessoa experiente ou de notório saber. Tais homens e mulheres colocaram em evidência o Patriotismo, a Disciplina, o Comprometimento, o Profissionalismo e a Integridade, que se tornaram princípios que norteiam a Instituição.

Prova de Vida Inteligente

Nessa sexta-feira (15/07), a Diretoria de Administração do Pessoal da Aeronáutica (DIRAP), em parceria com o Centro de Computação da Aeronáutica do Rio de Janeiro (CCA-RJ), lançou, em comemoração ao Dia do Veterano, a Prova de Vida Inteligente: uma nova sistemática que consiste em verificar, por meio de consultas a bancos de dados, se há indícios suficientes para atestar se veteranos e pensionistas estão vivos e, dessa forma, exigir a Prova de Vida apenas quando os dados obtidos não forem suficientes para isso. Para mais informações sobre a nova sistemática, clique aqui.

Fotos: Sargento Bianca Viol / CECOMSAER