FAB entrega dados de caixas-pretas de acidente no Cazaquistão

© FAB/Divulgação
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Em um esforço conjunto para esclarecer as causas do acidente com o Embraer 190 no Cazaquistão, a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), concluiu a análise das caixas-pretas da aeronave e entregou os dados à agência responsável pela investigação no país asiático. O acidente, ocorrido em 25 de dezembro de 2024, deixou 38 vítimas fatais e trouxe à tona diversas especulações sobre suas causas.

Análise Técnica das Caixas-pretas pela FAB

Os trabalhos de extração, aquisição e validação dos dados das caixas-pretas foram realizados no Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA), do CENIPA, em Brasília. Com equipamentos de última geração e uma equipe altamente especializada, os técnicos conseguiram recuperar informações cruciais armazenadas nos gravadores de voz (Cockpit Voice Recorder) e nos dados de voo (Flight Data Recorder).

Durante o processo, foram analisadas variações de altitude, velocidade, trajetória e todas as comunicações feitas pelos pilotos antes do impacto. O laboratório também utilizou simuladores e ferramentas de animação 3D para recriar os momentos finais do voo, fornecendo uma representação visual detalhada do ocorrido.

Esse trabalho é considerado uma das etapas mais críticas em investigações aeronáuticas, pois as caixas-pretas geralmente carregam as informações mais precisas sobre o que ocorreu nos instantes que antecederam o acidente.

O Papel da FAB nas Investigações Internacionais

O envolvimento da Força Aérea Brasileira nas investigações do acidente com o Embraer 190 reforça a importância do CENIPA no cenário global de segurança aeronáutica. Reconhecido internacionalmente por sua expertise técnica, o centro tem desempenhado um papel fundamental em casos que envolvem aeronaves de fabricação brasileira, como a Embraer.

A cooperação entre o Brasil e o Cazaquistão segue as diretrizes internacionais da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), que estabelece a troca de informações e a colaboração entre os países envolvidos. O envio dos dados completos para a agência cazaque permitirá que a investigação prossiga com maior precisão, oferecendo respostas mais rápidas e confiáveis sobre as causas do acidente.

Essa colaboração não apenas contribui para o esclarecimento dos fatos, mas também fortalece a confiança na indústria aeronáutica brasileira e nas capacidades técnicas do CENIPA.

O Acidente com o Embraer 190 no Cazaquistão

O acidente com o Embraer 190, operado pela Azerbaijan Airlines, ocorreu durante um voo que partiu de Baku, no Azerbaijão, com destino a Grozny, na Rússia. A aeronave, que transportava 67 pessoas, desviou de sua rota original e caiu próximo à cidade de Aktau, no Cazaquistão, em circunstâncias ainda não totalmente esclarecidas.

Informações preliminares sugerem que o avião pode ter sido atingido por defesas antiaéreas russas, que estavam em ação contra drones ucranianos na região. Essa hipótese, no entanto, ainda carece de confirmação oficial e será analisada detalhadamente pela agência cazaque responsável pela investigação.

A queda de uma aeronave de fabricação brasileira com um número significativo de vítimas trouxe grande repercussão internacional. Além do impacto humano, o incidente também levanta questionamentos sobre os riscos enfrentados por voos comerciais em zonas de conflito.

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