|

Exposição sobre o Almirante Álvaro Alberto é inaugurada no Museu de Astronomia do Rio de Janeiro

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

No dia 1º de fevereiro foi oficialmente inaugurada a Exposição sobre a trajetória, a vida e a obra do Almirante Álvaro Alberto da Motta Silva, Patrono da Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha do Brasil.

A exposição, organizada no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), no Rio de Janeiro, resgata o legado desse ilustre chefe naval, pensador e cientista.

Sua obstinação e resiliência centradas no desenvolvimento do conhecimento científico contribuíram para um salto no desenvolvimento tecnológico do País e, por conseguinte, serve como base, entre outros benefícios, para a atual estruturação do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha do Brasil.

Álvaro Alberto da Motta Silva (1889-1976) foi físico, engenheiro químico, professor, hábil articulador, presidente da Academia Brasileira de Ciências e da Sociedade Brasileira de Química e fundador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Resultado de sua expressiva obra, a mais distinta condecoração oferecida pelo CNPq, assim como o primeiro submarino convencional com propulsão nuclear a ser projetado e construído no País, orgulhosamente ostentam seu nome.

blank
Descerramento da fita simbólica no acesso ao Museu

No âmbito dos diferentes ambientes desenvolvidos pela curadoria da exposição, destaca-se uma das ultracentrífugas originais, trazida pelo Almirante Álvaro Alberto ao Brasil, em 1956, após três anos de extensas negociações com o governo da Alemanha, à época sob a administração dos países aliados. Encontram-se ainda, em outro espaço, a maquete do Submarino “Álvaro Alberto”, na entrada de uma sala imersiva e interativa que explora o universo submarino.

Aberta ao público até 1º de julho, a Exposição conduz os visitantes por uma instigante jornada, descortinando a trajetória desse notável marinheiro que revolucionou as bases da pesquisa e desenvolvimento científicos no Brasil.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas