O Centro de Avaliações do Exército (CAEx), “Campo de Provas da Marambaia / 1948″ recebeu da Diretoria de Fabricação (DF), no dia 30 de junho, a primeira unidade da Viatura Blindada Multitarefa Leve Sobre Rodas 4×4 (VBMT-LSR 4×4), adquirida pelo Exército Brasileiro, no âmbito do Programa Guarani – nova família de blindados sobre rodas.

O material de emprego militar (MEM) será avaliado pelo CAEx em diversos testes, como uma das etapas do contrato de aquisição celebrado pela DF, para o recebimento das demais unidades adquiridas.

Todo o planejamento da avaliação foi elaborado em coordenação entre a DF, o CAEx e a empresa fabricante, com o objetivo de otimizar os prazos e os custos da avaliação, a fim de permitir que a viatura seja distribuída à tropa no mais curto tempo e após rigorosos testes.

No mês de julho, será iniciada a capacitação do pessoal que irá operar a viatura durante os ensaios, a fim de proporcionar maior eficiência às atividades desenvolvidas no Centro, antes do emprego do material pelo Exército Brasileiro.

Fonte: CAEx
Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui