No dia 5 de fevereiro, dentro da Missão das Nações Unidas para a Estabilização da República Democrática do Congo (MONUSCO), o Exército Brasileiro encerrou um módulo de Treinamento de Selva para uma subunidade do 15º Batalhão de Infantaria da África do Sul, tropa que integra a Brigada de Intervenção. Um total de 38 oficiais, subtenentes e sargentos sul-africanos recebeu treinamento de técnicas e operações na selva na modalidade “treinando os treinadores” (ToT, acrônimo em inglês).

O treinamento foi conduzido pela Equipe Móvel Especializada em Operações na Selva (JWMTT, acrônimo em inglês), que tem orientação técnica do Centro de Instrução de Guerra na Selva. Compõem a equipe 13 oficiais e sargentos Guerreiros de Selva, dos quais 11 são do Exército Brasileiro, um da Marinha do Brasil e um da Força Aérea Brasileira.

O módulo de treinamento foi realizado em quatro semanas, das quais duas foram de fase técnica na selva; uma semana de planejamento e execução de patrulhas na selva; e uma última semana com um treinamento de reforço de base no interior da selva. Foram ministradas ainda instruções de navegação através de selva, técnicas de ação imediata, patrulhas, caixão de areia, reação ao contato com o inimigo na selva, deslocamento tático através de selva, dentre outras.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ao total, três companhias do batalhão sul-africano realizarão o treinamento com a equipe brasileira, por um período de três meses para toda a unidade, o que contribuirá para o incremento do seu emprego.

Fonte: Equipe Móvel Especializada em Operações na Selva