A Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) do Exército Brasileiro realiza, desde o início desta semana, a Operação Cronos. A ação é um esforço administrativo conjunto com os objetivos de aumentar a produtividade do Sistema de Gestão Corporativo (SisGCorp), intensificar as atividades processuais, testar e analisar o desempenho do sistema e reduzir a demanda reprimida de processos. Com a participação dos Centros de Operações de Produtos Controlados das 12 regiões militares do país, a operação se estenderá até o próximo dia 25.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No dia 23, o Chefe do Centro de Operações de Produtos Controlados, Coronel Alexandre Rocha, realizou uma apresentação sobre a operação para o Diretor de Sistema de Armas da Marinha do Brasil, Vice-Almirante Alfredo Martins Muradas, e para o Diretor de Material Aeronáutico e Bélico da Força Aérea Brasileira, Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Júnior. Na oportunidade, foram detalhados objetivos, procedimentos e resultados obtidos.

Operação Cronos
Na primeira fase da operação, três serviços da DFPC para Pessoa Física são priorizados: Concessão de Certificado de Registro (CR), autorização para aquisição de produtos controlados pelo Exército no mercado nacional e Certificado de Registro de Arma de Fogo (CRAF). Nesta ocasião, a DFPC disponibiliza um gestor para cada serviço, que fica responsável por sanar eventuais dúvidas processuais dos analistas que atuam no Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC) durante 24 horas por dia. De acordo com a DFPC, a operação promove, pela primeira vez, o acesso simultâneo das 12 regiões do Brasil ao sistema, situação que permite o teste dos limites do recurso.

O SisGCorp
O Sistema de Gestão Corporativo (SisGCorp) é uma solução de governança adotada pelo Exército Brasileiro, por meio da DFPC, que consiste na informatização de processos finalísticos, gerenciais e de apoio, utilizados pelos usuários do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC).

O sistema, como um todo, consiste em uma plataforma informatizada alinhada com as tecnologias mais recentes, que objetiva, por meio de uma interface amigável, tornar mais céleres e seguras as tarefas demandadas por aqueles que desejam adquirir e utilizar produtos controlados pelo Exército.

Fonte: DFPC
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).