Após obter resultados significativos na Operação Cronos I, o Comando Logístico (COLOG), por intermédio da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), realizou, no período de 2 a 13 de agosto, a Operação Cronos II. A atividade teve o objetivo de aumentar a produtividade do Sistema de Gestão Corporativo (SisGCorp), intensificando as atividades processuais, testando e analisando o desempenho do sistema.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a Operação Cronos II, os serviços intensificados foram voltados para os processos de pessoas físicas, alcançando as seguintes áreas: concessão, apostilamento, revalidação e cancelamento de Certificado de Registro, emissão de Guia de Tráfego, autorização para aquisição de PCE no mercado nacional – armas e registro de arma pessoa física com emissão de CRAF.

Todo o monitoramento foi acompanhado pelo Centro de Operações de Produtos Controlados (COpCon), em Brasília.

Desta vez, a Operação Cronos foi dividida em duas fases: a primeira ocorreu do dia 2 a 8 de agosto, com atividades no âmbito da 4ª Região Militar (4ª RM), que corresponde ao estado de Minas Gerais, e 6ª Região Militar, que atende os estados da Bahia e Sergipe.

Já a segunda fase ocorreu do dia 9 a 13 de agosto, e suas atividades foram voltadas para as seguintes Regiões Militares: 1ª RM (Rio de Janeiro e Espírito Santo), 2ª RM (São Paulo), 3ª RM (Rio Grande do Sul), 5ª RM (Paraná e Santa Catarina), 7ª RM (Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas), 8ª RM (Maranhão, Tocantins, Pará e Amapá), 9ª RM (Mato Grosso do Sul e Mato Grosso), 10ª RM (Ceará e Piauí), 11ª RM (Distrito Federal, Goiás, parte do Tocantins e Triângulo Mineiro) e 12ª RM (Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima).

Operação Cronos I

Durante os cinco dias de operação, que ocorreu de 21 a 25 de junho, 683 analistas participaram da atividade dedicando um esforço conjunto e simultâneo. Como resultado do trabalho, mais de 24 mil processos foram finalizados durante esse período.

Sistema de Gestão Corporativo (SisGCorp)

O Sistema de Gestão Corporativo (SisGCorp) é uma solução de governança adotada pelo Exército Brasileiro, por meio da DFPC, que consiste na informatização de processos finalísticos, gerenciais e de apoio, utilizados pelos usuários do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC).

O sistema consiste em uma plataforma informatizada alinhada com as tecnologias mais recentes, que objetiva, por meio de uma interface amigável, tornar mais céleres e seguras as tarefas demandadas por aqueles que desejam adquirir e utilizar produtos controlados pelo Exército.

Fonte: DFPC
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).